terça-feira, 1 de setembro de 2009

QUE POLITICA DESPORTIVA PARA ÁGUEDA?

O futuro de um povo constrói-se, hoje e sempre, com a argamassa da sua juventude, criando condições, que lhe garantam uma correcta inserção social e cívica na comunidade e um crescimento físico mais harmonioso e saudável. Sem um investimento profundo nos mais novos, nunca haverá um futuro saudável para a comunidade.
“O meio faz o homem”, era a expressão preferida de Ratzel, um conceito que, sendo aceite por muitos, nem sempre é levado à prática por todos. É preciso apostar num “meio” apropriado, que permita que germine “um homem” melhor. Mas pergunto: A política desportiva seguida, ao longo destas últimas gerações, terá sido a mais correcta para alcançar este objectivo? A reposta é um claro e rotundo “NÃO”!
Fui, durante algum tempo, dirigente associativo de uma colectividade desportiva. Fui testemunha das incongruências de um sistema, que privilegia o “êxito no momento”, em detrimento de uma política assente na formação e na sustentação. Onde os clubes desportivos, mergulhados numa espiral concorrencial sem fim, faziam das “importações” de atletas, oriundos de muitos locais, menos da terra e do “joga hoje que para o ano te pagamos”, o seu paradigma. Era a fuga para o abismo!... Infelizmente, os resultados dessa política estão à vista, com especial incidência, no nosso clube mais representativo. E é com pesar que vejo, nos jogos da Super Liga, os placards publicitários repletos de imagens de marca de grandes empresas da nossa terra, que, gastando milhões nessas andanças, não têm uns tostões para investir nos clubes da sua terra. Por isso, há que rever as políticas autárquicas para a área do desporto, de forma a criarem condições de afirmação e sustentabilidade dos clubes desportivos, com incentivos à prática desportiva na área da formação e descriminando positivamente o atleta local, na atribuição de subsídios.
No seu programa eleitoral, a CDU propõe, entre outras medidas,”apoiar o desporto escolar, através da celebração de protocolos autarquia/escolas/clubes, que estabeleçam, claramente, as regras de acesso aos equipamentos construídos com o apoio da Autarquia”. Um passo que consideramos, também, fundamental para inserir a juventude escolar na vida desportiva activa. Mas, pergunta-se, que rede de equipamentos desportivos existe neste nosso concelho, que permita ao nosso jovem uma prática desportiva mais alargada? Que condições existem para a prática do Atletismo? Que condições existem para a prática de outras modalidades colectivas, como o Andebol? Que polidesportivos existem, para o desenvolvimento dessas modalidades?
Já é tempo de se planear a construção de um Estádio Municipal de Atletismo, um recorrente equipamento público em muitos dos concelhos nacionais, até de dimensão inferior à nossa, torna-se urgente dotar todas as nossas freguesias de equipamentos públicos, que permitam acesso à prática desportiva dos seus munícipes e torna-se ainda mais urgente, a construção de um pavilhão municipal multiusos, que dignifique o concelho, promova realizações desportivas, culturais e empresariais e dinamize e alargue a prática desportiva. Também a canoagem deveria ser mais apoiada, aproveitando as condições naturais da Pateira.
A criação de uma rede de equipamentos públicos, será sempre uma obra inacabada e que deve constar como prioridade na agenda politica de qualquer executivo camarário, o que, reconheça-se, não tem sido o caso das vereações que têm gerido os destinos deste Município.
Escrevia Alexandre Herculano: “A história da instituição e multiplicação dos concelhos é a história da influência da democracia na sociedade e da acção do povo na significação vulgar desta palavra como elemento político”. Palavras do passado com letras do presente. Este concelho, de há muito instituído, foi obra de um povo, que o forjou com suor, com lágrimas e, também com muito amor. Uma obra que nos orgulha e que nos compete dignificar!
É esse Amor à Nossa Terra e o Nosso Comprometimento para com o Nosso Povo, que distingue a CDU das demais candidaturas. Por isso, acreditamos poder fazer melhor, para o Bem da Juventude, para o Bem do Desporto e para o Bem de Águeda.
A Bem de Águeda

Nelson Leal

5 comentários:

  1. o Desporto é um pilar fundamental na formação dos jovens.

    Em Águeda, o desporto de alta competição é inexistente. Porquê? Talvez por investimentos desajustados e falta de pessoas qualificadas para o dirigismo.

    o Recreio, (com um estádio maior que muitas equipas da Liga Sagres) apresenta-se na 1ª Divisão distrital com objectivos modestíssimos. (Ao lado, Oliveira do Bairro, já cheira os primeiros lugares da sua série e é já a equipa há mais anos na antiga IIB (subiu juntamente com o Recreio) , o Anadia continua a sua caminhada de crescimento.
    Modalidades de pavilhao em alta competição não existe.
    E por fim, deparamo-nos com sucesso de jogadores Aguedenses...mas lá fora!

    Apoiem o desporto, com investimentos adequados ás necessidades e com um programa de crescimento executável!

    ResponderEliminar
  2. A todos os desportistas:

    Vamos apostar no desenvolvimento saudável dos jovens!

    Águeda, tem jovens, tem apaixonados pelos desporto e até tem candidatos a desportistas profissionais...Sim, candidatos porque na maioria das vezes faltam infraestruturas para os mesmos poderem desenvolver o seu potencial e estes acabam por treinar para fora e representar outras cidades...

    Tmeos potencial!!
    Temos que apoiar o que é nosso!

    Apoiar CDU!

    rosa

    ResponderEliminar
  3. Grande Nelson, é fantástico constatar que manténs o entusiasmo da juventude, não rejeitas desafios e assumes o inconformismo.
    Águeda terá a ganhar tanto mais quanto mais usufruir do teu contributo.
    Bem hajas pela lufada de ar fresco
    jsl

    ResponderEliminar
  4. Juntos não seremos demais para que Águeda saia do marasmo! Precisamos de novas ideias e de novas politicas! Precisamos da CDU!

    ResponderEliminar
  5. É emergente uma mudança nas politicas em Águeda. É necessário um despertar das mentes para que Águeda não se torne mais uma cidade virada para um desenvolvimento absurdo assente na ideia de ostentação e consumismo. Tem de existir uma evolução sim, mas uma evolução racional e sólida bem como uma instauração de valores que possibilite qualidade de vida a todos os cidadãos e não só aos que têm possibilidade financeira de a alcançar. Não sejamos egoistas...
    Pense nisso... e não hesite!! Vote Nélson Leal!!

    ResponderEliminar