terça-feira, 15 de setembro de 2009

CDU DE AGUEDA COM A JUVENTUDE

Jovem eleitor
Caro amigo,

Aceitei este desafio que a CDU me propôs, porque não me revejo nesta forma de fazer política que assentou arraiais nesta nossa Pátria. Uma forma de fazer política onde tudo vale para se conseguirem votos, onde a agenda política se subordina a prioridades de interesses pessoais e partidários e à estratégia da perpetuação no poder. Uma forma de fazer política onde desde à muito se arredou o conceito de servidão do interesse colectivo. Uma forma de fazer política assente na lógica do "bunker", tudo elaborado no silêncio dos gabinetes, de costas voltadas para as pessoas e, muitas vezes, contra as pessoas.
Aceitei este desafio, porque acredito nas virtualidades da democracia, na participação e no associativismo, instrumentos fundamentais de cidadania, fermento indispensável na cozedura do nosso futuro colectivo. Só com a participação das populações na discussão dos problemas equacionados na agenda da Câmara, só com a sua envolvência e as suas propostas, conseguiremos encontrar dinâmicas, ânimos e soluções que sejam aceites por todos.
Aceitei este desafio, porque acredito no futuro. E o futuro é a Juventude!
No nosso programa eleitoral, na nossa proposta para a Educação, consta que, "considerando a importância da educação para o desenvolvimento sócio-económico do concelho e das novas competências de politica e gestão educativa que estão a ser concentradas nas autarquias, compromete-se na promoção de um debate alargado, hoje inexistente, sobre essa dinâmica de descentralização e os desafios a ela associados, como requisitos humanos, técnicos e financeiros de tal tarefa". Um debate que consideramos fundamental.
No ambito do Ensino Superior, acrescentamos que: "a CDU contribuirá para consolidar o esforço, iniciado recentemente, de desenvolver relações de cooperação estreita entre empresas, autarquias e ensino superior, que consideramos crucial para o desenvolvimento do concelho. Damos particular atenção ao ESTGA, importante no desenvolvimento do tecido empresarial e argumento competitivo nas capacidades de inovação e na não exploração da mão-de-obra barata".
Infelizmente, o desporto escolar é área esquecida dos nossos representantes, talvez porque dá poucos votos. Uma área que consideramos nuclear nas nossas propostas. Nomeadamente, quando referimos que é nosso objectivo: "Apoiar o desporto escolar, através da celebração de protocolos autarquia/escolas/clubes, que estabeleça, claramente, as regras de acesso aos equipamentos construídos com o apoio da Autarquia; Construir um Pavilhão Municipal Multiusos, que dignifique o concelho, promova o desporto e albergue iniciativas comerciais, empresariais ou culturais, de interesse para a região; A criação do Museu Municipal, que perpetue a história social e económica do Concelho".
Temos propostas e temos soluções. A CDU é necessária e fundamental para uma Águeda Melhor. Onde a Juventude não seja uma mera figura de retórica, mas a trave mestra da Política Autárquica. Por isso acreditamos em Vós! Acreditem na CDU!
A construção de um Fórum da Cidadania, ponto de encontro, de debate, discussão e referência, por onde passem os temas e as associações do município e se criem as sinergias necessárias ao seu desenvolvimento cultural e associativo.

Nelson Leal

3 comentários:

  1. Penso que este irá ser o melhor caminho que deverá ser seguido para que haja um bom futuro para a cidade. A aposta no desporto entre outros no desporto escolar é essencial e já o provou em tempos com o alcance de várias vitórias.
    Uma boa continuação na exploração de novas ideias e soluções como até agora!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. a malta nova em Águeda de política só quer é brindes e favores... é triste mas é assim que funciona. Que tal mudarmos esta mentalidade reles de aproveitamento para beneficio proprio da politica?

    ResponderEliminar
  3. A educação e a consequente interiorização de valores e principios é essencial em qualquer etapa da vida, em especial no decorrer da juventude.
    Como professores verificamos todos os dias que ainda existe muito trabalho pela frente junto das camadas mais jovens. Na sociedade actual será sem dúvida o ensino o grande calcanhar de Aquiles do nosso país.
    Certamente que com Nélson Leal à frente da Câmara Municipal de Águeda promovendo um complemento educatico viável junto dos munícipes, o concelho possibilitará um desenvolvimento pessoal e social dos jovens, para que consigam adquirir as competências necessárias rumo a uma cidadania saudável e harmoniosa.

    Com Nélson Leal como Presidente da Câmara a educação nunca será um calcanhar de Aquiles...

    Tudo de bom nesta campanha, a tua filha e genro

    ResponderEliminar