sexta-feira, 31 de julho de 2009

ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO PARA QUANDO?

Um dos grandes calcanhares de Aquiles deste concelho, é o abastecimento de água e o saneamento básico, com especial incidência nas freguesias periféricas, particularmente nas zonas serranas. O poder autárquico, ao longo da nossa vida democrática, foi sempre apagando da sua agenda política este objectivo e entende-se porquê: os custos não davam votos. Pouca gente e cada vez mais idosa, pouco desenvolvimento, dificeis acessibilidades, eram demasiadas as contraindicações, para tão vultuosos investimentos. E depois, quem lhes iria agradecer? Para quê gastar este dinheirinho tão importante, quando há tanta coisa bonita por fazer? Rotundas vistosas, canteiros alegres, espetáculos que encantam, passeios de Verão para os meninos e meninas, velhinhos e pobrezinhos, isso sim, dá votos e dá alegria ao povo! Longe de nós, faço a ressalva, de pôr em causa estas acções sociais e culturais, que também são importantes, a questão coloca-se no peso e na medida destas opções e no folclore politico com que são adornadas. A questão, em sintese, é esta: Valerá tudo, em política, para a perpetuação no poder dos que lá estão? Gil Nadais, no seu programa eleitoral de 2005, garantia que este problema da água e do saneamento estaria resolvido até 2011 e que daria conta da sua evolução, no Portal da Autarquica, diáriamente. Promessas!... Como a batata era quente e as eleições já batem à porta, decidiram os nossos amigos, passar ao lado do problema, assobiando. Delegaram em terceiros, as suas próprias responsabilidades. Como? Privatizando os nossos recursos hídricos, entregando-os às Águas de Portugal por um período de 50 anos, a qual, juntamente com a SIMRIA, terá a tarefa de proceder às tarefas de abastecimento e saneamento do concelho. Mas os critérios privados, como sabem, são outros, balizam-se por objectivos diferentes, que são o lucro, que, necessáriamente, terá um peso superior ao interesse público. A factura será pesada e, mais uma vez, será o povo a pagá-la! Caros amigos, é preciso Mudar! São precisas Novas Políticas! Só com novas politicas, que apostem no desenvolvimento harmónico e sustentado do concelho de Águeda, poderemos garantir um futuro melhor para as novas gerações. Um futuro onde caiba Agadão e o Préstimo, Macinhata e Belazaima, Águeda e Castanheira. Um futuro onde todos caibam por igual, onde valha a pena viver, seja na Alta Vila, seja na Lourizela. Sou um candidato independente. Um candidato que aceitou este desafio da CDU, porque entende que esta coligação, pelo seu historial autárquico de competência, dedicação e honestidade, é a que melhor defende os interesses das populações, particularmente, as mais desprotegidas.

3 comentários:

  1. Caro Camarada de armas e Amigo de caserna,

    Não me surpreende o teu pendor social.
    Sempre assim foste.
    Como sabes eu sempre me desloquei num eixo um pouco mais para a esquerda e nunca correria ao lado de nenhum partido mas, aceito e admiro a tua decisão.
    Quanto ao problema que colocas - A ÁGUA - esta vai ser a questão da sobrevivência e do futuro, antes do nuclear, do desarmamento, da pandemia do lucro e de outras invenções doa políticos para manter o povão entretido.
    O maior problema não vai ser a distribuição da àgua, mas sim e simplesmente,ter àgua para distribuir!

    Entretanto, desejo-te uma boa campanha com os resultados que precisas.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Nelson Leal.

    Intrometo-me neste seu post para lhe dar a conhecer a Bubok, um serviço de auto-publicação que depois de milhares de livros publicados em Espanha, está agora disponível para os autores portugueses em www.bubok.pt.

    Já imaginou publicar um livro como faz com o seu blog?

    As suas ideias, com a sua forma de as escrever, sem censuras, a partir do seu computador. Pode até publicar uma selecção dos textos que escreve neste Blog, para os seus leitores.

    A Bubok disponibiliza o seu livro em E-Book e em papel por um serviço Ecológico de Print On Demand, cada livro é impresso por encomenda, sem excedentes.

    Se gostou da Bubok.Pt e pretende ajudar-nos a divulgar este projecto a todos os autores que queiram publicar os seus conteúdos, pedimos-lhe que inclua um link para o nosso blog na sua lista de links: http://www.bubok.pt/blog/

    Ficamos à espera da sua visita em www.bubok.pt e fico disponível para qualquer dúvida que tenha: marta.furtado@bubok.com

    ResponderEliminar
  3. Força e presistência nessa campanha e pelo que acreditas!

    ResponderEliminar