sexta-feira, 17 de julho de 2009

NELSON LEAL CORRE PARA A CÂMARA

Sou um militar de Abril! Abracei com todo o entusiasmo da minha juventude, a revolução do 25 de Abril e foi com o movimento libertador, que cresci em cidadania e no amor que tenho pelo meu povo! Uma torrente de águas puras, que inundou as cidades e as aldeias, os montes e os vales deste País, florindo-o de esperança e de vida. Um torrente que me levou por esses campos fora e me fez conhecer o país real, ainda como cadete da Escola Naval, integrado nas chamadas campanhas de dinamização cultural.
Trinta e cinco anos se passaram, desde então. Aquela torrente de puras águas foi-se esgotando, aos poucos, quase sem se dar por ela, sendo hoje, bem mais turvas, as águas que se escoam pelas valetas da vida. Tingidas pelas cores dos mesquinhos interesses partidários e do grande capital.

ÁGUEDA NÃO ESTÁ CONDENADA AO MARASMO!
Um dos grandes objectivos do Movimento dos Capitães, era a promoção do Poder Local e foi este, de facto, ao longo das últimas décadas, o verdadeiro baluarte da democracia portuguesa. Infelizmente, também o Poder Local tem vindo a ser manietado e controlado, nos últimos anos, pelos interesses dos chamados partidos do arco da governação (PS e PSD).
Águeda é um triste exemplo dessa realidade. Uma autarquia parada no tempo, resignada na sua impotência, tendo os seus autarcas como fim último da sua governação, a perpetuação no poder, instrumentalizando os seus orgãos e apostando na política-espetáculo, como método de persuasão do eleitorado. Esbanja recursos, que são de todos nós, numa enxurrada de eventos que se esgotam na zona ribeirinha da cidade, ignorando os outros espaços e as outras freguesias. Nada fez para contrariar a desertificação humana das zonas serranas, cujas populações, impotentes, não encontram outra solução para o seu futuro e o dos seus filhos, que não seja, procurar destino mais promissor. Mesmo pequenos eventos promotores de pequenas freguesias, como a prova do BTT na Trofa, foram transferidos para a cidade. É precisa uma nova politica, que promova, de uma forma harmónica e sustentada, o concelho de Águeda!
Um dos indices mais fiáveis do grau de desenvolvimento de uma autarquia, mede-se pela taxa de distribuição do abastecimento de água e de saneamento básico. Os nossos índices, deveriam envergonhar qualquer autarca!... Mas, e apesar de tudo, pouco ou nada se tem feito, ao longo dos anos. E, como Pilatos, os nossos autarcas resolveram lavar as mãos, entregando à SIMRIA e às Águas de Portugal os seus recursos hidricos, por um prazo de 50 anos. Com a promessa de estes resolverem o problema do abastecimento e do saneamento que os nossos eleitos não conseguiram solucionar... Com que preço? Que estudos se fizeram? Qual vai ser a factura que todos nós iremos pagar por esta decisão feita em cima do joelho?

POR ISSO ME CANDIDATO.
Por tudo isto me candidato. Candidato-me por uma nova politica, assente na participação e no associativismo, acreditando que só com a mobilização popular e aproveitando as suas energias, se poderá dar o verdadeiro salto na qualidade de vida de todos nós. Candidato-me para devolver a Câmara ao Povo, invertendo esta tendência de gerir a causa pública no interior dos gabinetes, à revelia dos verdadeiros interesses dos cidadãos. Candidato-me em nome das camadas mais desfavorecidas das populações, nomeadamente das populações serranas, eternamente ignoradas pelo poder. Candidato-me, finalmente, por obrigação de cidadania e por amor a este povo, porque é fundamental mudar de política, por a política ao serviço das populações!
Candidato-me pelas listas da CDU, como independente, porque esta coligação é a força mais consequente e mais genuinamente interessada na resolução dos interesses das populações. Uma Força que, onde lhe tem sido delegado poder, tem deixado marca de competência, dedicação e honestidade. Por isso, não abdicando da minha independencia, aceitei, de bom grado, liderar as listas da CDU à Câmara Municipal.
Por tudo isto, apelo ao seu voto! Um voto em mim, é um voto por Águeda!
A Bem do Concelho

Nelson Leal

16 comentários:

  1. Olá Papá;

    Sem dúvida nenhuma que este discurso merecia mais que um auditório virtual! Na verdade, muita gente precisaria de ouvir in loco o que muitos tentam ocultar..
    Águeda é uma grande cidade de um enorme concelho, não é só o centro de uma cidade!!!
    Continua com o bom trabalho!!

    Beijinhos e forte abraço, com muita força e votos de boa sorte na campanha,

    Gabriela Leal & André Jesus

    ResponderEliminar
  2. Caro camarada e amigo:

    Quero através deste comentário manifestar todo o meu apoio à tua decisão de contribuir
    deste modo para a melhoria do bem estar e das condições de vida do povo de Águeda .

    Como sabes, são sempre decisões difíceis de tomar…mas só as tomam quem sente qualquer “coisita” pelos outros, quem quer contribuir para alterar o “status quo” do ripanço em que muitos de nós vivemos….depois, aqueles que nos criticam por tomarmos determinada decisão, são os primeiros a dizer:
    Eu já sabia que ias perder, o que ganhaste?
    Eu ganho sempre!
    Fico com a consciência do dever cumprido…o resto , é o resto de qualquer coisa, não ligo!
    É sempre mais fácil criticar do que dar o passo em frente. É sempre mais cómodo estar de bem com o Diabo e Deus ao mesmo tempo.

    Caro Nelson tudo de bom contigo!
    Luta sempre pelos teus ideais!
    Ao fim da luta, tu tens sempre a “BOA” consciência de tudo teres feito….mas o povo não quis.
    O povo, em democracia, tem sempre razão…nós é que não entendemos as mensagens que ele nos envia….não as interpretamos da forma mais correcta….
    Às vezes queremos impor as nossas ideias...e não percebemos que o povo quer outra coisa que melhor seja “percebido” por ele.

    Força Nelson!
    Águeda merece a tua luta. Os teus filhos também!
    Um abraço.
    João A. Parada

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.

    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  4. Um daqueles "sítios" do nosso concelho, que adoro, chama-se Talhada. É quem vai para Falgoselhe. Sabem com quantos metros irá ficar submerso, se fôr construída a "Barragem da Redonda"? Adivinhem e "recebem" um "bombom!"

    ResponderEliminar
  5. Sabiam que o "espectáculo" que agora se faz no nosso rio Águeda, foi obra de há 20 anos, da casa do povo de Águeda? e vêem agora, esses "artistas" lançar o "espectáculo"...! O "Irritado", esteve lá nessa altura a ouvir fados de Coimbra e a puxar a corda da bateira... vão à fava!

    ResponderEliminar
  6. Ao Dr. Manuel Alegre,o meu OBRIGADO.

    Nelson, vai-me desculpar, mas nesta altura, em que se fala, não só de um politico,cidadão, e homem de letras, permita-me que dedique esta quadra(não sei quem é o autor,mas que me desculpe tambem:

    O FASCISMO É UMA MINHOCA
    QUE SE INFILTRA NA MAÇÃ
    OU VEM COM BOTAS CARDADAS
    OU COM PÉZINHOS DE LÃ

    O irritado.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns!!

    É esta a visão política correcta para a tua cidade, a cidade que sempre defendeste e admiraste.

    É importante que as tuas ideias e projectos cheguem da forma mais clara e perceptível às populações mais afastada do centro (e por isso mais esquecidas) e que precisam de ti.

    Águeda, de facto não é só o bonito centro, a zona ribeirinha onde se sucedem eventos, as belas moradias e jardins... lá longe, há também muita pobreza, falta de meios, educação, informação.

    Parabéns e muita força!!

    Conta com o nosso apoio.

    Beijinhos

    Rosinha

    ResponderEliminar
  8. Enquanto estiver na efectividade do serviço, não farei comentários políticos publicos, conforme decorre de imperativo constitucional. Mas porque te conheço e sei que és um homem de bem, quaisquer que sejam as tuas opções serão certamente a bem de terceiros, eventualmente esquecendo-te de ti próprio. É um dever de cidadania lutar por aquilo que se acredita e em prol da comunidade. Um abraço forte de mais um amigo teu marinheiro

    ResponderEliminar
  9. Força nisso.
    Estou contigo e a fazer os meus possiveis para que consigas uma boa campanha.
    um abraço
    Frederico Leal

    ResponderEliminar
  10. FORÇA !
    sou amiga do Frederico Leal

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pela força que nos dão! Com a nossa determinação e a vossa confiança, conseguiremos chegar lá!

    ResponderEliminar
  12. Boa Sorte e força.
    Um grande abraço do teu filho.
    Alfredo Leal

    ResponderEliminar
  13. Um camarada que te deseja os maiores sucessos nesta tua cruzada pelas terras de Agueda.Já venceste outras batalhas e também vais conseguir ganhar mais esta.
    Um grande abraço
    AM

    ResponderEliminar